Chegou o momento em que o investimento na compra de um empilhador é fundamental para acompanhar o crescimento do seu negócio. No entanto, ao fazer uma breve pesquisa é confrontado/a com várias opções como: empilhadores elétricos ou com motor de combustão interna – a gás ou diesel.
Na escolha entre que tipo de empilhador adquirir, os custos inicias da compra são um fator decisivo. No entanto, existem outros custos, tal como a manutenção periódica, incluídos nesta equação.
Há uns anos, era vantajoso para as empresas possuir um empilhador de combustão, mas, entretanto, o mercado dos elétricos evoluiu e melhores soluções – como os empilhadores movidos com uma bateria de íon lítio – apareceram.
Compensa mais um empilhador elétrico, com uma bateria de íon-lítio, ou de combustão?
A introdução dos empilhadores elétricos, com baterias de íon de lítio, em chassis de empilhadores de combustão interna, a preços mais acessíveis, veio revolucionar o mercado. Os custos em ter um empilhador de combustão ficaram mais evidenciados do que nunca, visto que podiam ser completamente anulados por um empilhador elétrico como os da série EFL da EP Equipment.
Mas, afinal, que custos de manutenção temos com um empilhador de combustão interna:
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Mudança de óleo no motor
Sensivelmente a cada 250 horas de utilização, é necessário verificar e efetuar mudanças de óleo. Neste aspeto, os empilhadores elétricos saem a ganhar já que não precisam de tal manutenção.
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Mudança dos filtros de óleo, ar e combustível
Para além dos custos com a mudança de óleo, inevitavelmente será necessária a mudança dos próprios filtros. Já em relação aos filtros de ar, estes mudam-se ao atingir as 500 horas de utilização da máquina – ou anualmente. Por volta de semelhantes horas de uso, os filtros de combustível, que protegem o motor de ser contaminado, devem também ser substituídos.
Como os empilhadores elétricos não possuem um motor de combustão interno e operam unicamente à base da eletricidade, não necessitam manutenção dos filtros de ar ou de combustível.
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Questões de hidráulica
Os empilhadores com motor de combustão interna necessitam de mudanças do óleo hidráulico, bem como dos seus filtros, a cada 2000 horas de utilização. Um empilhador elétrico também precisa de manutenção no sistema hidráulico. No entanto, como não possui motor, também tem menos contaminações, logo manutenções menos frequentes.
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Velas de ignição
Os empilhadores com motor de combustão interna necessitam que as velas de ignição sejam substituídas a cada 1000-1500h de trabalho da máquina. Já os empilhadores elétricos não têm velas de ignição.
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Plano de manutenção
Todos os empilhadores que saem da Sitarcol vão com um plano de manutenção delineado. Este inclui, para além do que já foi referido, inspeções rotineiras, lubrificação (das correntes de elevação, por exemplo) e outros ajustes. Como os elétricos têm menos componentes, comparativamente com os empilhadores com motor de combustão, os custos de manutenção serão menores.
Todos os motivos supramencionados justificam a crescente tendência em adquirir um empilhador elétrico em detrimento de um movido a combustão interna. Atualmente, comprar um empilhador elétrico (e no caso, com bateria de íon-lítio) significa ter menos despesas com a manutenção periódica e, ainda, estar em sintonia com as obrigações ambientais requeridas às empresas.
Um empilhador elétrico, com bateria de lítio, é assim tão vantajoso?
Como vimos na comparação entre os empilhadores movidos a combustão interna, os elétricos, com bateria de íon-lítio, apresentam um design mais simples sem grandes complexidades. Resumidamente, existem menos componentes que necessitam de manutenção periódica, daí os custos serem inferiores.
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Fácil de carregar e bateria eficiente
Mesmo entre empilhadores elétricos, os que têm baterias de íon-lítio dispõe de um carregamento mais rápido e otimizado. Isto permite um carregamento rápido em pausas ou entre turnos. Possuem, também, um sistema avançado de gestão da bateria que otimiza o processo durante o carregamento e garante o uso eficiente da total capacidade da bateria. Isto permite que as preocupações relacionadas com a manutenção da bateria sejam menos frequentes.
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Tempo de vida útil da bateria
As baterias de íon-lítio requerem menos manutenções periódicas comparativamente com os motores dos empilhadores a combustão interna. Isto deve-se à excelente durabilidade das baterias de íon-lítio que aguentam uma grande quantidade de ciclos de cargas e descargas sem apresentar degradações significantes.
Ademais, o já mencionado sistema avançado de gestão da bateria previne a sobrecarga e sobreaquecimento da mesma, estendendo, assim, o seu tempo de vida útil.
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Manutenção: óleos, filtros e questões relacionadas com o “combustível”
Visto que estes empilhadores elétricos utilizam uma bateria, tudo o que sejam gastos de manutenções relacionadas com o combustível são eliminadas das suas despesas anuais com a máquina.
Em relação a mudanças de óleo, como as baterias de íon-lítio vêm seladas não requerem tais manutenções. Apenas terá de se preocupar com a mudança de óleo no sistema hidráulico do empilhador.
Considerações finais
Em suma, os empilhadores elétricos, com baterias íon-lítio, apresentam um melhor desempenho e maior rendimento, comparativamente com os empilhadores a gás ou diesel. Possuem uma rápida aceleração e uma melhor capacidade de manobra, permitindo, assim, rápidas mudanças de direção sem grandes perdas de tempo. Consequentemente, isto leva a uma maior rapidez na entrega do material e a um aumento da produtividade dentro do armazém.
Por fim, outro fator diferenciador está na durabilidade das baterias de íon-lítio que aguentam uma grande quantidade de cargas e descargas sem que a bateria apresente muitos sinais de degradação. Eventualmente, isto faz com que estes empilhadores elétricos tenham, geralmente, um tempo média de utilidade superior aos empilhadores a gás ou diesel.