Preloader Image

Diferentes tipos de equipamentos para movimentação de carga: Qual escolher?

equipamentos para movimentação de carga

A movimentação de carga faz parte do quotidiano de muitas empresas portuguesas. Para dinamizar este processo logístico e assegurar uma maior eficiência e segurança para os colaboradores, adquire-se um empilhador para transportar a mercadoria do ponto A para o ponto B.

No entanto, nem sempre um empilhador é a resposta para as necessidades que encontramos no nosso armazém ou centro logístico. Por vezes, um porta-paletes ou um stacker é a solução perfeita para ir ao encontro das nossas necessidades. Mas aí surge outro dilema: Qual equipamento me pode ser mais útil, afinal?

Com este artigo pretendemos ajudar a encontrar essa resposta fazendo um pequeno resumo das mais variadas máquinas destinadas para a movimentação de carga.

 

Empilhador Elétrico – Movimentação de carga

solução empilhador elétrico
Empilhador de três rodas

Atualmente, o empilhador elétrico é a máquina para movimentação de carga com maior procura no mercado. São máquinas versáteis podendo operar tanto no interior como no exterior. Movimentam cargas de 1.5 a 18 toneladas e apresentam uma boa variedade de mastros e outros acessórios (deslocamento manual dos garfos, joystick, etc.) para ajustar a máquina às necessidades do seu negócio. Devido à sua baixa carência por manutenção, a vida útil destes empilhadores é superior aos de combustão interna.

Com a nova tecnologia das baterias de iões de lítio, o carregamento destas máquinas passou de doze horas para ser carregado durante a pausa para o almoço.

Empilhador 3 rodas

As versões de três rodas são mais talhadas para operar dentro de armazém pois apresentam um raio de viragem mais pequeno quando comparados com os empilhadores de quatro rodas. Por outro lado, não é aconselhável transportar cargas superiores a 2500kg e a condução desta máquina em terrenos acidentados pode revelar-se desafiante. Por fim, o preço inferior de compra, quando comparado com outras máquinas, é outro fator que o pode levar a escolher um empilhador com três rodas.

Empilhador 4 rodas

Sobre os empilhadores de quatro rodas, estes apresentam maior estabilidade e são a solução ideal para andar sobre superfícies irregulares ou com certo desnível. Fazendo comparação com os seus homónimos de três rodas, estes empilhadores têm uma capacidade de carga muito superior, podendo as grandes máquinas chegar a levantar até dezoito toneladas. Em contrapartida, têm um raio de viragem limitado e envolvem um maior investimento inicial.

Empilhador elétrico de quatro rodas solução
Empilhador de quatro rodas

Porta-Paletes elétrico

Logística Porta Paletes elétrico
Porta Paletes elétrico F4

Se o pretendido é efetuar pequenas deslocações de mercadoria, até duas toneladas, ou ter um equipamento para realizar cargas e descargas dos camiões, sem necessidade de empilhamento, a versatilidade de um porta-paletes é aquilo que necessita para melhorar o processo logístico dentro da sua empresa. O dilema resumia-se a elétrico ou manual, no entanto este primeiro tem levado a primazia na decisão final.

A introdução de porta-paletes elétricos no mercado permitiu adicionar uma plataforma para o seu operador. Esta opção veio aumentar, ainda mais, a utilidade dos porta-paletes, visto que, assim, percursos mais longos passaram a ser exequíveis. Outro problema com os porta-paletes manuais centrava-se na fadiga acumulada por parte do seu operador. Esse problema deixou de ser tão acentuado com as variantes elétricas, manifestando-se no aumento de produtividade para cada um dos operadores da máquina.

Com o desenvolvimento das baterias de iões de lítio, o carregamento passou a ser de curta duração e a sua grande autonomia permite a realização de turnos completos.

Stackers

Stacker elétrico para trabalho de grande exigência

Os stackers são um equipamento híbrido que combinam as características dos porta-paletes e empilhadores. Possuem uma capacidade de carga até às duas toneladas e alturas de elevação até aos seis metros. Os mastros são duplex e, geralmente, passíveis de troca caso não se adequem às dimensões do seu armazém.

Assim como os porta-paletes, podemos dividir os stackers em duas categoriais: manuais e elétricos. Estes primeiros dispõem de um sistema hidráulico de elevação, que para o operador representa um elevado esforço físico. Já os stackers elétricos utilizam um motor de elevação e o operador controla a máquina através do timão. A maioria dos stackers da EP Equipment vêm equipados com uma bateria de iões de lítio. Apresentam uma grande autonomia e carregam totalmente num curto espaço de tempo.

Se possuiu corredores estreitos ou locais de armazenamento com pouca margem de manobra, os stackers são a solução para adicionar ao seu processo logístico.

Retráteis 

Retrátil elétrico para aluguer ou venda
Retrátil elétrico CQD20L

Os empilhadores retráteis são usados exclusivamente dentro de armazéns e atingem alturas de elevação até aos dez metros. Como o nome indica, a sua característica diferenciadora está localizada no mastro que realiza movimentos de avanço e retração.

Com o crescimento da empresa, por vezes a solução para otimizar o stock é armazenar em altura. No entanto, para otimizar o espaço são colocadas prateleiras altas, inacessíveis a stackers, com corredores estreitos, inacessíveis a empilhadores. Com o mastro retrátil, estas máquinas conseguem aceder ao topo das prateleiras e ter a agilidade para operar a mercadoria em locais limitados em espaço.

Order Picker

Order Picker elétrico logística
Order Picker elétrico

Para além da movimentação de carga, a seleção de pedidos também entra no processo logístico de qualquer armazém ou centro de distribuição. Para suplantar essa necessidade, os order pickers foram a solução encontrada.

A oferta varia de equipamentos que trabalham até cinco metros de altura, a outros que operam no primeiro e segundo nível de paletes. Como são equipamentos com plataforma, a fadiga do seu operador reduz consideravelmente, visto que este não necessita de realizar movimentos constantes de fora e dentro.

A escolha final do tipo de equipamento para movimentação de carga!

Antes de avançar para a compra da máquina de movimentação de carga para o seu negócio, é essencial avaliar bem quais são as suas necessidades para que, assim, adquira o equipamento certo para a operação em causa.

Pormenores como pavimentos inclinados, corredores estreitos e com pouco espaço de manobra, modo de armazenagem (palatização, unitização, contentores…) e o layout do armazém ou centro de distribuição podem transformar-se em limitações, logo é essencial tê-los em conta.

Em casos de indecisão, contacte-nos e esclareça todas as dúvidas. Asseguramo-nos sempre que cada cliente leva a máquina indicada para suprir o seu problema.

Write A Comment

Novos

Empilhador novo elétrico