Preloader Image

Plataformas elevatórias elétricas articuladas
Plataforma Articulada

Se necessita de efetuar trabalhos em altura, eventualmente irá encontrar solução numa plataforma elevatória. No entanto, há duas questões importantes: quais os tipos de plataformas elevatórias existentes e como saber escolher?

Estes equipamentos poderão ser a resposta às suas necessidades, pois apresentam uma grande versatilidade capaz de se adequar às exigências do trabalho em causa. Para além disso, oferecem uma maior segurança aos trabalhadores que, sendo assim, executarão o serviço de forma mais eficiente.

Há muito variedade de plataformas?

Existem variados tipos de plataformas disponíveis no mercado, no entanto as principais resumem-se a estes quatros tipos: tesoura, articulada, telescópica e vertical.

  • Plataformas tipo tesoura

Dos diferentes tipos de plataformas supramencionados, estas – juntamente com as de mastro vertical – são as de menor alcance, atingindo alturas aproximadas de até 20 metros. A elevação ocorre na vertical através de um sistema hidráulico de suportes cruzados que se dispõe num formato semelhante ao de uma tesoura – originando o conceito.

A área de trabalho (ou cesto) neste tipo de plataformas é usualmente maior, logo é possível, aos operadores, transportarem consigo mais ferramentas de trabalho.

  • Plataformas tipo articulado

As plataformas do tipo articuladas – ou de lança articulada – são caracterizadas por possuírem um braço, com uma ou mais articulações, que contêm na sua extremidade um cesto.

Para além de permitirem uma fácil superação de obstáculos, alcançando zonas de difícil acesso, com este tipo de plataformas é possível atingir 40 metros de altura de trabalho.

  • Plataformas tipo telescópica

Este tipo de plataforma oferece maior alcance tanto na vertical como na horizontal.

Podendo alcançar alturas de trabalho até, sensivelmente, aos 55 metros, são a solução para operar em locais onde não é exequível colocar a plataforma imediatamente abaixo da zona da intervenção.

  • Plataformas com mastro vertical

São o tipo de plataforma ideal para realizar trabalhos no interior de edifícios como armazéns, sendo bastante práticas para operar em locais com pouca margem de manobra – entre prateleiras ou outras máquinas.

Alcançam alturas pouco superiores aos 12 metros.

Existem mais tipos de plataformas elevatórias?

Plataforma elétrica em formato tesoura
Plataforma “tipo” tesoura

Existem ainda outras opções de plataformas: sobre camiões e tipo aranha. Estas são ideais para serem usadas em espaços de área mais limitada.

Qual escolher?

Plataformas elevatórias elétricas com mastro vertical
Plataforma Mastro Vertical

No mercado encontramos soluções elétricas, a diesel e até híbridas, no entanto há outros critérios a ter em conta no momento da escolha.

Tipo de terreno e espaço

O tipo de terreno onde a plataforma irá operar é um aspeto importante a considerar, já que se este for bastante irregular e inclinado o aconselhável será uma plataforma, tipo tesoura, com estabilizadores. Sendo um terreno não pavimentado, aí a solução poderá recair em plataformas com tração 4×4 do tipo tesoura, articulada ou telescópica.

O espaço disponível é outro fator a ter em conta, já que para grandes áreas as plataformas articuladas, telescópicas ou em tesoura são uma opção mais adequada. Já para áreas reduzidas onde será necessária uma grande capacidade de manobra, a solução deverá recair numa plataforma com mastro vertical.

Usualmente, as plataformas a diesel são usadas no exterior, visto serem adequadas a todo o tipo de terreno. Já as plataformas elétricas são mais comummente utilizadas em espaços interiores dando uso às suas vantagens:  maior facilidade de deslocação; não emitirem barulhos (e gases); opção de utilização de rodas brancas para evitar marcar o pavimento.

Distância até à área de trabalho

O cálculo da altura de trabalho é, porventura, o critério mais perentório na altura da escolha entre que tipo de plataforma adquirir. No entanto, também se deve ter em conta o cálculo da distância horizontal. Por exemplo, sendo necessário ter de movimentar a plataforma horizontalmente em relação à base, uma plataforma tipo tesoura não será a solução, já que esta só tem capacidade para subir e descer.

Capacidade de carga

Em plataformas com mastro vertical é aconselhável a utilização apenas por um operador; nas restantes o número poderá subir para os três. No entanto, é preciso calcular o peso do material a ser elevado, juntamente com o número de operadores, para realizar os devidos ajustes de maneira a evitar que a plataforma não esteja a ser erguida com excesso de peso.

 

Para informações adicionais em quais os tipos de plataformas elevatórias a escolher, entre em contacto connosco para que o possamos ajudar.

Write A Comment