Preloader Image

Precisa de um reservatório para o meu sistema de ar comprimido?

É possível instalar o seu compressor de ar sem reservatório e o mesmo funcionar sem qualquer inconveniente. No entanto, sem um reservatório, e mediante a procura por ar comprimido dentro da empresa, o número de ciclos de carga/descarga do compressor poderão aumentar, bem como o consumo de energia. Isto levará a um desgaste mais célere dos seus componentes e, consequentemente, a maiores gastos com a manutenção. Além disto, com a instalação de um reservatório, irá preservar a qualidade do ar comprimido ao chegar ao seu destino final.

Em resumo, o reservatório de ar comprimido iria funcionar como um “segundo pulmão” para compensar as flutuações de pressão provocados pelo aumento de consumo de ar. Ou seja, permitiria um fluxo de ar continuo e reduziria os picos de trabalho do seu compressor.

Reservatório para ar comprimido

Qual o reservatório indicado para a sua empresa?

Por vezes, a escassez do local de trabalho no armazém, fábrica ou oficina leva a uma otimização do espaço que, à partida, podia ser insuficiente para albergar um reservatório de elevadas proporções. Contudo, a pensar em constrangimentos como espaços com altura reduzida, as opções são adaptáveis variando entre reservatórios dispostos na horizontal ou na vertical.

A capacidade dos reservatórios pode variar bastante.  E, tendo em conta as suas necessidades e a complexidade do seu atual sistema de ar comprimido, alguns exemplos de medidas são os seguintes: 270, 600, 1000 e 2000 litros.

Achou este artigo interessante e quer ler mais acerca de ar comprimido? Ou que aprofundar o seu conhecimento sobre movimentação de carga e quais os equipamentos que mais se adequam ao quotidiano da sua empresa? Não perca mais tempo e continue a explorar os outros artigos disponíveis no nosso blog (feiras, notícias e artigos). Visite, também, a nossa página no LinkedIn para ficar a par das mais recentes novidades da empresa e produtos acabados de chegar.