Preloader Image

Baterias de iões de lítio ou de chumbo-ácido: Qual a ideal para o seu negócio?

Baterias de lítio num empilhador

As baterias de lítio são mesmo superiores? Analisando as tendências do mercado, concluímos que a venda de máquinas, para movimentação de cargas, elétricas tem vindo a aumentar gradualmente de ano para ano. O avanço no desenvolvimento tecnológico das baterias tem sido um grande impulsionador desse aumento. Agora, apresentam-se soluções cada vez mais eficientes e orientadas para alcançar o máximo desempenho.

Até há uns tempos, as baterias de chumbo-ácido dominavam o mercado. No entanto, ultimamente, as baterias de iões de lítio estão a começar a ser a preferência da maioria das empresas que querem renovar a sua frota de movimentação de carga.

DEVE, ENTÃO, INVESTIR NUMA BATERIA DE IÕES DE LÍTIo?

Bateria de lítio: como funciona e vantagens

As baterias de iões de lítio apresentam uma maior densidade energética, maior eficiência e um ciclo de vida superior às baterias de chumbo-ácido. Estudos apontam que, do ponto de vista energético, as baterias de iões de lítio são 30% mais eficientes. Ou seja, apresentam melhores resultados que as baterias de chumbo-ácido e com um menor consumo de energia.

Facilmente podemos associar a eficiência energética com o tempo de vida útil da bateria. Enquanto uma tradicional de chumbo-ácido permite até 1500 ciclos de vida, as de iões de lítio proporcionam mais de 2000 ciclos de vida. Isto significa que durante o tempo de vida útil da máquina pode só necessitar de trocar apenas uma vez, ou mesmo nenhuma, de bateria.

Outro ponto favorável às baterias de iões de lítio prende-se com o maior tempo de uso que proporcionam às máquinas. Estas podem carregar, até aos 100%, durante a pausa para almoço, enquanto uma máquina movida a bateria de chumbo-ácido precisaria de, no mínimo, 6 horas para alcançar a carga total. Para além disto, as taxas da descarga automática – perdas de energia quando a máquina não é usada – nas baterias de lítio são muito menores quando comparadas com as de chumbo-ácido.

Já em questões de segurança dos operadores das máquinas, as baterias de iões de lítio vêm totalmente seladas, não existindo, assim, emissão de gases. Portanto são mais seguras. Esta característica também permite que as baterias de iões de lítio sejam carregadas em qualquer lugar, ao contrário das baterias de chumbo-ácido, uma vez que o recomendável é os carregamentos serem efetuados num espaço próprio e bem ventilado.

CONCLUSÃO

Fazendo a comparação entre baterias de iões de lítio e baterias de chumbo-ácido, é fácil concluir que as primeiras apresentam mais vantagens – de eficiência e até energética – que as convencionais de chumbo-ácido. No entanto, pontualmente podem existir situações onde a tecnologia de iões de lítio pode não revelar-se a mais adequada. Para ter a certeza, entre em contacto connosco para que possamos auxiliar no processo de escolha.

Write A Comment